Antropologia – Cultural, Social, Filosófica

Antropologia é universalismo humano

A palavra “antropologia” foi usado pela primeira vez em Inglês em 1593. No entanto, a antropologia como uma disciplina distinta acadêmica é relativamente jovem. Suas raízes remontam ao Iluminismo intelectual dos séculos 18 e início do 19 na Europa e América do Norte. Enquanto as nações européias desenvolviam suas colônias em partes distantes do mundo e os americanos expandiram-se para o oeste e sul, para os territórios dos índios, ficou claro para eles que a humanidade foi extremamente variada. Antropologia começou, em parte, como uma tentativa dos membros de sociedades científicas registrarem e compreenderem esta variação. A curiosidade sobre as diferentes pessoas e costumes em partes distantes do mundo é o motivou esses primeiros antropólogos amadores.

A antropologia só se tornou uma disciplina acdêmica no final do século 19. Hoje, é uma ciência internacional com antropólogos na maioria das nações do mundo.

Antropologia é o estudo dos seres humanos, passados e presentes. Para entender a varredura completa e complexidade das culturas através da história humana, a antropologia baseia-se no conhecimento das ciências sociais e biológicas, bem como as humanidades e as ciências físicas. A preocupação central dos antropólogos é a aplicação do conhecimento para a solução dos problemas humanos.

Antropologia Sociocultural examina  os padrões e práticas sociais em diferentes culturas, com um especial interesse em como as pessoas vivem em lugares específicos e como eles se organizam, governam e criam significado. Uma característica da antropologia sociocultural é a sua preocupação com semelhanças e diferenças, tanto dentro como entre as sociedades e a sua atenção à raça, sexualidade, gênero, classe e nacionalidade. Temas de interesse para os antropólogos socioculturais incluem áreas como saúde, trabalho, ecologia e meio ambiente, educação, agricultura e desenvolvimento e mudança social.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *