Beriberi – Sintomas, Causas

Beriberi é fatal se não for tratada

Beriberi é uma doença em que o corpo não tem suficiente tiamina (vitamina B1). Existem dois tipos principais de beriberi: um que afeta o sistema vascular e a síndrome de Wernicke-Korsakoff que afeta o sistema nervoso.

Beriberi é raro em países que produzem alimentos enriquecidos com vitamina. Se você comer uma dieta normal, saudável, você deve obter o suficiente em tiamina. Hoje, o beriberi ocorre principalmente em pacientes que abusam do álcool. Beber muito pode levar à má nutrição e excesso de álcool torna mais difícil do corpo absorver e armazenar tiamina.

Existe uma rara condição conhecida como beriberi genético que é herdado através da família. Pessoas com beriberi genético perdem a capacidade de absorver a tiamina dos alimentos. Isso pode acontecer lentamente ao longo do tempo e os sintomas ocorrem quando a pessoa já é adulto.

Beriberi pode ocorrer em crianças amamentadas, quando o corpo da mãe tem falta de tiamina. A condição também pode afetar bebês que são alimentados com fórmulas incomuns que não têm suficiente tiamina.

Pessoas que fazem diálise e tomam altas doses de diuréticos, aumentam o risco de beribéri.

Os sintomas de Beriberi incluem: dificuldade em andar, perda da sensação nas mãos e nos pés, perda de função muscular ou paralisia das pernas, confusão mental/fala, dor, movimentos oculares estranhos, formigamento, vômito, entre outros.

O objetivo do tratamento da beriberi é substituir a falta de tiamina do corpo. Isso é feito com suplementos de tiamina. Suplementos de tiamina são dados através de injeção ou tomados por via oral. Outros tipos de vitaminas também podem ser recomendados.

A beriberi não tratada, é muitas vezes mortal. Com o tratamento, os sintomas geralmente melhoram rapidamente.

O dano causado ao coração é geralmente reversível, e espera-se uma recuperação completa. No entanto, se já tiver ocorrido a insuficiência cardíaca aguda, a reversão é mais dificil.

Danos ao sistema nervoso também são reversíveis, se detectado precocemente. Se não for detectada precocemente, alguns sintomas (tais como perda de memória) podem permanecer mesmo com tratamento.




2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *