Blu-Ray – Player 3D

Blu-Ray alta definição de som e imagem

Blu-ray (não Blue-ray) também conhecido como Blu-ray Disc, é o nome de um formato de disco óptico desenvolvido conjuntamente pela Blu-ray Disc Association (BDA), e um grupo de lideres do mercado mundial de eletrônicos , computador e da mídia (incluindo a Apple, Dell, Hitachi, HP, JVC, LG, Mitsubishi, Panasonic, Pioneer, Philips, Samsung, Sharp, Sony, TDK e Thomson). O formato foi desenvolvido para permitir gravação, regravação e reprodução de vídeo de alta definição (HD), bem como o armazenamento de grandes quantidades de dados. O formato oferece mais de cinco vezes a capacidade de armazenamento dos DVDs tradicionais e pode armazenar até 25 GB em um disco de camada única e 50GB em um disco de camada dupla. Esta capacidade extra combinada com o uso de vídeo avançado e codecs de áudio oferece aos consumidores uma experiência HD sem precedentes.

Enquanto as atuais tecnologias de discos ópticos, tais como DVD, DVD ± R, DVD ± RW e DVD-RAM contam com um laser vermelho para ler e gravar dados, o novo formato utiliza um laser azul-violeta, daí o nome Blu-ray. Apesar de os diferentes tipos de lasers utilizados, produtos Blu-ray podem ser facilmente compatível com CDs e DVDs através do uso de uma unidade de capacitação óptica  compatível. O benefício da utilização de um laser azul-violeta (405 nm) é que tem um comprimento de onda menor do que um laser vermelho (650 nm), o que faz com que seja possível focar o raio laser, com uma precisão ainda maior. Isso permite que os dados sejam armazenados em menos espaço, por isso é possível caber mais dados no disco mesmo que seja do mesmo tamanho de um CD / DVD. Isto, juntamente com a mudança de abertura numérica de 0,85 que permite Blu-ray arquivar 25GB/50GB.

Blu-ray é atualmente utilizado em cerca de 200 de produtos eletrônicos de consumo de marcas reconhecidas, são computadores, mídia de gravação, vídeo games, DVDs, CDs, games. O formato também tem o apoio de todos os estúdios de Hollywood e inúmeros estúdios menores como um sucessor para o formato de DVD de hoje. Muitos estúdios também lançaram diversos filmes em Blu-ray Disc.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *