Boi Garantido – Parintins

Boi Garantido rivalidade com Boi Caprichoso

Quando os imigrantes vieram para a Amazônia durante o ciclo da borracha trouxeram a tradição do boi-bumbá, muito popular nos Estados do Nordeste.

Ao longo dos anos, os grupos tentaram encontrar uma forma de elaborar a coreografia mais criativa e artística para trazer os animais de volta à vida, com variações, a tradição do boi-bumbá (ou bumba-meu-boi) que é mantida em vários estados brasileiros.

Hoje o Festival de Parintins, tornou-se um mega-evento, a cidade de 100.000 habitantes, recebe mais 100.000 turistas durante os dias do Festival de Parintins. A população é espontaneamente dividida em dois grupos: os simpatizantes do Boi Azul, chamado Caprichoso, e os simpatizantes do Boi Vermelho, Boi Garantido.

O Boi Garantido é o Boi vermelho e branco, que foi criado por Lindolfo Monteverde fundou o boi Garantido com a vontade de seguir a brincadeira que seu avô lhe ensinara, em 12 de junho de 1913, véspera do dia de Santo Antônio.

Desde a sua criação, o Boi Garantido se apresenta com um coração na testa, e suas cores, vermelha e branca, foram adotadas pela torcida. A cor do coração na testa do boi costumava ser preta até meados dos anos 60, quando Dona Maria Ângela Faria, até hoje conhecida como madrinha do Boi, deu a idéia deste ser pintado de vermelho.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *