Carne de Cavalo no Brasil

Carne de cavalo é uma iguaria

A Inglaterra e a Irlanda foram recentemente abaladas por uma série de escândalos alimentares envolvendo a carne de cavalo.

Em janeiro, 10 dos 27 hambúrgueres comercializados por uma rede alimentícia deram positivo no teste de DNA de cavalo.

Diante de tanta controvérsia me pergunto se é mesmo tão ruim comer carne de cavalo?

Especialistas em nutrição dizem que, apesar do tabu em torno de produtos alimentícios fabricados a partir da carne de cavalo, ela pode ser uma fonte de proteína saudável melhor do que a encntrada na carne bovina. Além disso, a carne de cavalo é pobre em gordura e rica em ferro.

Olhando do lado nutricional, a carne de cavalo seria uma forma alternativa de ingerir um alimento mais saudável para o organismo.

Embora possa parecer estranho para muitos de nós, atualmente a carne de cavalo é muito apreciada em países da Ásia Central  e também faz parte das tradições culinárias da China e do Cazaquistão. Já em alguns países da Europa a carne de cavalo é uma carne exótica, servida em restaurantes de luxo.

No Brasil são exportadas 2.375 mil toneladas por anos de carne de eqüinos, ela vai basicamente para a França, Itália, Bélgica e Japão. A carne de cavalo sai do frigorífico a US$ 3 o quilo, contra, no mínimo, US$ 5 da carne bovina

O tabu em torno comer carne de cavalo é limitado principalmente para o Reino Unido e os EUA, em 2006, o Congresso proibiu o abate de cavalos, eliminando o financiamento de inspectores de carne de cavalo. Assim, as plantas de abate de cavalos foram obrigados a fechar suas portas. Antes da proibição, comer carne de cavalo foi certamente desaprovado, mas o produto de carne pode às vezes ser encontrados em restaurantes de luxo.

O tabu em se consumir a carne de cavalo, certamente esta ligada a forma com que as pessoas se relacionam com os cavalos, são animais de estimação. Este sentimento é bem diferente do que temos peas vacas ou frangos.

Carne de Cavalo no Brasil 1

Carne de Cavalo no Brasil 2

Carne de Cavalo no Brasil 3

Carne de Cavalo no Brasil 4

Carne de Cavalo no Brasil 5




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *