Colesterol Bom e Ruim : Valores

Colesterol Bom e Ruim fique atento

Todo o colesterol não é o mesmo. Há colesterol HDL (“bom“) e colesterol LDL (“ruim“). Ambos os tipos de moléculas de colesterol viajam através da corrente sanguínea, em pacotes globulares em combinação com lipoproteínas, e que desempenham diferentes funções.

O que é o HDL?

Lipoproteínas de alta densidade (HDL) são moléculas pequenas e densas responsáveis pelo transporte de colesterol para o fígado.

HDL é bom para o seu corpo, pois ajuda a remover o colesterol das artérias e protege contra bloqueios perigosos (placas) nas artérias. Colesterol HDL também é menos provável do que outras formas de colesterol por oxidar e deixar placas adesivas nas paredes das artérias.

O bom colesterol HDL empurram o colesterol LDL ruim para o fígado antes que ele possa plantar-se como placas nas artérias.
Pessoas que se exercitam, não fumam, e mantem um peso saudável tendem a ter níveis mais elevados de colesterol “bom”. Baixos níveis de HDL pode ser um fator de risco para doença arterial coronariana, enquanto níveis elevados (> 60 mg / dL) ajudam a reduzir o risco de doença coronariana.

O que é o LDL?

Lipoproteínas de baixa densidade (LDL) transportam a maior parte do colesterol através da corrente sanguínea e entrega-a para as células do corpo. Estas moléculas são maiores, menos densas, e menos estáveis do que o HDL. Eles prontamente oxidam e depositam placas nas paredes arteriais, podendo assim entupir as artérias e levar a doença cardiovascular. É por isso que o LDL é conhecido como o colesterol “ruim”.

Atualmente o colesterol é classificado da seguinte forma:

LDL
Menor que 100 mg/dL – Ótimo
Entre 101 e 130 mg/dL – Normal
Entre 131 e 160 mg/dL – Normal/alto
Entre 161 e 190 mg/dL – Alto
Maior que 190 mg/dL – Muito alto

HDL
Menor que 40 mg/dL – Baixo (ruim)
Entre 41 e 60 mg/dL – Normal
Maior que 60 mg/dL – Alto (ótimo)




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *