Como é o Teste Rápido de Tuberculose no Brasil

Teste de tuberculose gratuito no Brasil

Embora a tuberculose tenha um tratamento eficaz a décadas, com o ressurgimento da doença na década de 80 e 90, como resultado da epidemia de Aids, a Organização Mundial da Saúde ( OMS) estabeleceu a tuberculose como uma emergência de saúde pública mundial, em 1993.

Na época , estimou-se um total de 7-8 milhões de casos incidentes de tuberculose e 1,3-1600000 de mortes por ano em todo o mundo. Da mesma forma , reconhecendo a tuberculose como um problema de saúde global, as Nações Unidas (ONU) incluiu a tuberculose no Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em 2000. A tuberculose está em sexto lugar na lista de metas estabelecidas para 2015, e inclui a redução da incidência e mortalidade da doença em 50% quando comparado a 1990.

O Brasil é um dos 22 países com aumento no registro de casos da doença no mundo. Em 2012, o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose.

Para garantir que o país alcance a meta estipulada o Ministério da Saúde criou o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, comemorado no dia 24 de março. A data marca implantação do teste rápido de tuberculose no Brasil, que será feito pela rede pública gratuitamente.

O Gene Xpert (como é chamado o teste) poderá detectar a presença do bacilo de Kock, causador da doença, em apenas duas horas. Além de identificar se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.

Teste Rapido de Tuberculose no Brasil 3

Teste Rapido de Tuberculose no Brasil 1

Teste Rapido de Tuberculose no Brasil 2

Teste Rapido de Tuberculose no Brasil 4




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *