Como Misturar Cores de Tinta para Obter Várias Cores

A cor perfeita

É fácil misturar cores de tintas para obter várias novas cores. Você pode usar as cores primárias (vermelho, azul e amarelo), mais o preto e branco para obter todas as cores do arco-íris.

As três cores primárias são vermelho, amarelo e azul; eles são as únicos cores que não podem ser feitas através da mistura de duas outras cores.

As três cores secundárias são verde, laranja e violeta; cada uma delas é criada a partir da mistura de duas cores primárias.

As seis cores terciárias (vermelho-laranja, vermelho-violeta, verde-amarelo, amarelo-laranja, azul – verde e azul-violeta) são feitas através da mistura de uma cor primária com uma cor secundária.

Preto, branco e cinza não são verdadeiras cores (ou tons) . Eles são consideradas neutras ou cores acromáticas .

Na hora da criação de uma cor mais clara, o branco deve ser adicionado. Por exemplo, o rosa é um tom de vermelho. Para fazer uma cor rosa mais escura, o preto é adicionado. A cor escura é chamada de sombra da cor de origem. Marrom é um tom de vermelho.

Para fazer uma cor mais clara, adicione branco. Quanto mais branco você adicionar, mais clara a cor vai ficar. Isso é chamado de uma tonalidade da cor original .

Para fazer uma cor mais escura (sombra da cor original), adicione uma pequena quantidade de preto. Se você adicionar muito preto, sua cor ficará quase preto. Outra maneira para escurecer a cor é misturar com alguma das cores complementares (a cor oposta sobre a roda de cores). Isso produz uma cor rica, e geralmente mais bonita do que adicionar somente o preto. Alguns pares de cores complementares são: azul / laranja, verde / vermelho, amarelo / roxo, preto / branco.

Se você quer pintar um móvel ou uma pequena parede e não quer gastar muito comprando latas de tinta, uma solução prática e barata é usar tinta branca com corantes. Os pequenos vidros de corante podem ser facilmente encontrados em supermercados, assim vc pode comprar vários para chegar à cor que você deseja.

Como Misturar Cores de Tinta para Obter Várias Cores 1

Como Misturar Cores de Tinta para Obter Várias Cores 2

Como Misturar Cores de Tinta para Obter Várias Cores 3

Como Misturar Cores de Tinta para Obter Várias Cores 4



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *