Como se Joga Handebol e Resumo das Regras

Resumo regras jogo Handebol

Uma incrível combinação de futebol e basquete, o handebol é um jogo rápido que exige força , velocidade, agilidade e química entre a equipe. Com mais de 150 países jogando este esporte internacionalmente, a sua popularidade está aumentando. Hoje, é um esporte olímpico e é regido pela Federação Internacional de Handebol (IHF) . Existem muitas regras que são semelhantes ao de basquete e futebol , mas muitas mais são exclusivas para este esporte .

Regras do Jogo

– A quadra do jogo deve ter 40 metros x 20 metros

– A trave do gol deve ter 3 metros de largura por 2 metros de altura
– A linha de seis metros – Esta linha representa a divisão entre o goleiro e o resto dos jogadores.
– Alinha de 7 metros – Esta linha é de onde os pênaltis são cobrados após as faltas feitas por jogadores.
– Linha de 9 metros – É uma linha pontilhada arqueada denominada como uma linha de lance livre .
– Linha de Substituição – Esta é uma área de onde os jogadores devem deixar a quadra quando a substituição é feita.
– Linha do meio – Esta é uma linha no centro da quadra, é onde o jogo começa no início e também é o local de onde os jogadores reiniciar o jogo depois de marcar um gol.
Área de Meta – Nenhum jogador pode entrar nesta área , exceto o goleiro. No entanto, um jogador pode saltar para dentro desta área, desde que ele lance a bola antes de tocar o pé no chão.

Posições na quadra

Cada equipe tem 14 jogadores , 7 em campo (6 jogadores e um goleiro ) e 7 jogadores que são reservas. É permitido um máximo de 4 substituições por equipe. Os jogadores que são substituídos tem que sair e entrar na quadra através da linha de substituição da respectiva equipe. As posições assumidas por diferentes jogadores são:

Goleiro – Ele é o único que pode tocar a bola com os pés, e pode defender o gol com qualquer parte do corpo.
Os meias (esquerda e direita) – São os jogadores que geralmente possuem os arremessos mais fortes da equipe, além de serem os mais altos. São eles os jogadores mais perigosos quando o time está atacando, pois geralmente os arremessos saem das suas mãos ou então de outro jogador que geralmente tenha recebido um passe dele.
Os pontas (esquerda e direita) – São os responsáveis por começar as jogadas no ataque. Para cumprir esta função, o jogador deve ser veloz e ágil, além de possuir uma grande técnica em arremessos com ângulos fechados. Estes jogadores são importantes também para os contra-ataques por serem velozes e por seu posicionamento em quadra, que é estar bem junto a lateral.
Pivô – É o jogador que se posiciona entre a linha de 6 e a de 9 metros. Tem como objetivo abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar a bola de uma distância menor. O pivô é aquele que mais arremessa em um jogo.
Armador – Posicionado no centro, ele é responsável por comandar o curso e o tempo do ataque. Geralmente, este jogador costuma ser o mais experiente da equipe. Além de ter de possuir grande visão de jogo para se adaptar as mudanças na defesa adversária, um bom armador deve ter força no seu arremesso, concentração, tempo de jogo e passes precisos.

A duração de uma partida de Handebol tem a duração de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate o jogo é levado a prorrogação, com dois tempos de 5 minutos.

Durante o jogo os jogadores podem caminhar ou correr com a bola, mas tem que batê-la no chão. O número de passos máximos sem bater a bola no chão é de 3.

Em caso de faltas quando o adversário for marcar um gol, o juiz marcará um tiro de 7 metros, que é como o pênalti no futebol.

– Os jogadores podem ser punidos de 3 formas: advertência (aviso), exclusão (jogador permanece fora da quadra por dois minutos) e desclassificação (jogador é expulso da quadra e não pode retornar ao jogo).

Há algumas diferenças entre uma partida de Handebol feminino e o masculino, e a principal diferença está no peso da bola. No masculino, a bola tem 58,4 cm de circunferência e pesa 453,6 g. Já para mulheres ela pesa 368,5 g de peso e 54,6 cm de circunferência. A bola usada para homens é conhecida por H3 e para mulheres é conhecida por H2.

Um jogo tem dois árbitros que impõem as regras e controlam a partida.

O Handebol é conhecido por ser um esporte de velocidade, e pode-se queimar mais de 700 calorias por hora de jogo. Praticar este jogo tem uma variedade de benefícios para a saúde e ajuda a manter a forma, uma vez que aumenta a flexibilidade do corpo, é um excelente exercício cardiovascular, fortalece os músculos do corpo e do braço, ajuda a melhorar o poder de concentração e melhora o fluxo de oxigênio para os músculos através da corrente sanguínea.

Como se Joga Handebol 1

Como se Joga Handebol 2

Como se Joga Handebol 3

Como se Joga Handebol 4

 




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *