Como Tirar Manchas de Margarina ou Manteiga da Roupa

Truques para tirar manchas de manteiga facilmente da roupa

Saber como tirar manchas de manteiga ou margarina da roupa é útil, especialmente se você tem filhos ou se você cozinha com frequência.

As manchas de manteiga podem ser difíceis de remover devido a sua textura gordurosa e oleosa. A maioria dos sabão em pó não são feitos para combater as manchas de alimentos gordurosos, e é por isso que a margarina ou manteiga pode ser complicada de remover de materiais como algodão, jeans, linho e poliéster.

Além disso, as manchas de manteiga podem ser inconsistentes e difíceis de notar se você estiver distraído. Às vezes, se você pegar a mancha rapidamente, ela pode ser retirada facilmente, mas outras vezes é necessário várias tentativas.

Como tirar manchas de manteiga ou margarina da roupa

Felizmente, existem maneiras de tirar as manchas com mais facilidade. Se você tiver os materiais de limpeza certos ao alcance das mãos e não tiver medo de experimentar várias técnicas, você certamente terá sucesso e sua roupa vai ficar limpinha.

Sabão em pó

Este método padrão de remoção de manchas de manteiga ou margarina funciona bem se você descobrir as manchas de gordura no início:

– Tirar o excesso de manteiga que possa estar na roupa. Use uma espátula ou colher para raspar.
– Aplique um removedor de manchas sobre a área engordurada antes de lavar.
– Esfregar a área e lavar como de costume.
– Se a mancha permanece após a lavagem inicial, coloque o lado da mancha de roupa suja para baixo sobre um tecido absorvente.
–  Adicione um sabão em pó liquido na parte de trás da mancha e remova com um tecido absorvente limpo. Deixe descansar por alguns  minutos.
– Lavar novamente.

Se você usar detergente em pó, então crie uma pasta do sabão seco e um pouco de água e aplique diretamente na mancha de manteiga. Deixe-o sobre a mancha por meia hora antes de lavar a roupa como de costume.

Detergente de lavar louça

Um bom solvente de graxa, como o detergente Dawn, é eficaz em tirar manchas de manteiga. Os componentes do detergente para lavar louça atuam como um emulsificante para quebrar as ligações de água e gordura, de modo que a água possa lavar a graxa. Basta aplicar algumas gotas de detergente diretamente na mancha e esfregar. Deixe-o agir na mancha por cerca de duas horas, e então lave como de costume.

WD-40

Acredite ou não, o WD-40, o produto que protege o metal da ferrugem e da corrosão, penetra nas peças, tira a umidade e lubrifica as rodas, também pode ajudar a eliminar manchas de manteiga ou margarina da roupa. O limpador é um emulsificante, o que ajuda a soltar o óleo do tecido. Ele funciona melhor em manchas de manteiga seca que passaram despercebidas por um tempo. WD-40 ajuda a amolecer a mancha, para que você possa tratá-la e removê-la da sua roupa. Basta pulverizar WD-40 na roupa manchada e deixar agir por alguns minutos até que comece a emulsificar a manteiga residual. Em seguida, basta lavar a roupa como de costume.

Outras opções

Além dos métodos de limpeza acima mencionados, existem outras maneiras de tirar manchas de manteiga da roupa. Por exemplo, adicionando algumas gotas de amônia à mancha antes de colocá-la na máquina de lavar.

Outros dizem que basta colocar um pouco de shampoo (liquido claro ou branco) na mancha de manteiga ou margarina e esfregá-la cuidadosamente antes de colocá-la na maquina de lavar. Outra  técnica que você pode tentar é pulverizar spray de cabelo na mancha de manteiga antes de colocar a peça na roupa.

Dicas de lavagem

Ao tentar remover manchas de manteiga da roupa, você sempre deve usar a água mais quente que o item pode suportar. Além disso, é importante examinar o item manchado assim que você tirar da máquina de lavar. Algumas manchas de manteiga são difíceis de ver quando a roupa está molhada, então é importante secá-la primeiro ao ar livre. Nunca coloque um item manchado úmido na secadora, já que a mancha será quase impossível de remover uma vez que seja aquecida na roupa com o ar quente da secadora.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *