Descobrimento do Brasil – Resumo

Descobrimento do Brasil foi por acaso

O descobrimento do Brasil foi  por acidente quando uma expedição de Portuguêses com destino a Índia, liderada por Pedro Álvares Cabral, que oscilou para o lado oeste durante a Páscoa, em 22 de abril de 1500, seu esquadrão avistou o Monte Pascoal na chamada Costa do Descobrimento, 50 km ao sul de Porto Seguro (Bahia). Sua viagem está relacionado na famosa carta de Pêro Vaz de Caminha. Até hoje não se sabe quando, onde e, acima de tudo, quem realmente descobriu o Brasil.

Pedro Alvares Cabral permaneceu praticamente ignorado pela Coroa por vinte e cinco anos porque não tinha as cidades comerciais mais ricas encontradas na Ásia e não tinha metais preciosos. Além disso, não houve impérios indígenas a serem manipuladas, como havia no México e Peru, e a população nativa era muito pequena para ser uma fonte de escravos.

O descobrimento do pau Brasil, fonte de corante vermelho, muito procurada pela indústria têxtil europeia, foi o incentivo para a fundação da colônia e, também deu nome ao país. O medo de que o Brasil pudesse cair nas mãos dos  franceses acelerou os esforços por parte da Coroa Portuguesa.

Em 1549 a Coroa enviou uma expedição para estabelecer um governo real no Brasil. Esta expedição incluía seis jesuítas, a primeira das ordens regulares católicas no Brasil. Os jesuítas e o governo real colaboraram para estabelecer firmemente um governo centralizado e uma igreja missionária, cujo principal objetivo era a conversão da população indígena. Isto provou ser difícil e os jesuítas começaram a trazer “índios” para viver em aldeias jesuítas controlados dentro do modelo europeu. Ficou claro em 1570 de que a população indígena não era uma fonte segura de mão de obra para o complexo açúcareiro expandindo, assim, os escravos africanos se tornaram a principal fonte de trabalho no Brasil. Em 1600 a transição para o trabalho Africano nos canaviais do litoral Brasil estava completa e o Brasil tornou-se o produtor mundial de açúcar.

descobrimento do brasil 1 550x460 Descobrimento do Brasil   Resumo

descobrimento do brasil 2 Descobrimento do Brasil   Resumo

descobrimento do brasil 3 Descobrimento do Brasil   Resumo

descobrimento do brasil 4 Descobrimento do Brasil   Resumo

descobrimento do brasil 5 Descobrimento do Brasil   Resumo



Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *