Desperdício de Alimentos no Brasil e no Mundo

Desperdício de Alimentos no Brasil espera projeto

A fome e o desperdício de alimentos são dois dos maiores problemas que o Brasil e o mundo enfrentam.

Há cerca de um bilhão de pessoas desnutridas no mundo. O Brasil é um dos grandes produtores de alimentos do mundo, mas também é um dos países que mais desperdiça. Cerca de 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano são desperdiçados por famílias, varejistas e serviços de alimentação brasileiros. Quantia essa que seria suficiente para satisfazer a fome de cada um dos que passam fome.

Resumindo isso quer dizer que cada família brasileira desperdiça em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente, ou o suficiente para alimentar 500 mil famílias.

As feiras-livres e os Centros de Abastecimento (Ceasa) são responsáveis por 30% de todo o desperdício de comida do País. Já restaurantes, lanchonetes e hotéis, de todo Brasil, jogam diariamente toneladas de alimentos em bom estado no lixo.

Os números mundiais de desperdício de alimentos são ainda maiores, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos se perdem ou são desperdiçados a cada ano, o que corresponde a um bilhão de dólares.

No Brasil, desde 1999, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara dos Deputados examina o projeto de lei de incentivo denominado “Estatuto do Bom Samaritano”. Que prevê isentar de impostos e possíveis processos, os empresários que desejarem fazer doações do excedente de seus estabelecimentos.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *