Dia Mundial da Saúde – 07 de abril

Diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde 2016

Dia Mundial da Saúde de 2016 que é comemorado no dia 7 de abril pretende alertar sobre as causas e prevenção da diabetes. Os principais objetivos da campanha do Dia Mundial da Saúde 2016 serão:

– Aumentar a conscientização sobre o aumento da diabetes, e suas consequências;
– Desencadear um conjunto de ações específicas, eficazes e acessíveis para combater diabetes. Estes irão incluir medidas para prevenir diabetes e diagnosticar, tratar e cuidar de pessoas com diabetes; e
– Lançar o primeiro relatório global sobre a diabetes, que irá descrever as consequências da diabetes e melhorar os sistemas de saúde para assegurar uma melhor vigilância, prevenção e gestão mais eficaz da diabetes.

Histórico e Doença

Em 2008, estimava-se que 347 milhões de pessoas no mundo tinham diabetes e casos da doença continuaram a crescer, particularmente em países de baixa e média renda.

Em 2012, a doença foi a causa direta de cerca de 1,5 milhões de mortes, e mais de 80% delas ocorreram em países de baixa e média renda. A organização Mundial da Saúde estima que  o diabetes será a 7ª principal causa de morte em 2030.

Diabetes é uma doença crônica que ocorre ou quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode usar eficazmente a insulina que produz. A insulina, um hormônio que regula o açúcar no sangue, nos fornece a energia que precisamos para viver. Se ele não pode entrar nas células para ser usado como energia pelo corpo, o açúcar se acumula a níveis prejudiciais no sangue.

Existem 2 formas principais da diabetes. O organismo de pessoas com diabetes tipo 1 geralmente não produz sua própria insulina e, portanto, requerem injeções de insulina para sobreviver. Já o organismo de pessoas com diabetes tipo 2, que atinge cerca de 90% dos casos, geralmente produzem sua própria insulina, mas não o suficiente ou são incapazes de usá-la corretamente. Pessoas com diabetes tipo 2 estão normalmente com sobrepeso e são sedentárias, ambas condições aumentam as necessidades de insulina.

Ao longo dos anos, o elevado nível de açúcar no sangue pode comprometer seriamente todos os órgãos principais do corpo, causando ataques cardíacos, derrames, danos nos nervos, insuficiência renal, cegueira, impotência e infecções que podem levar a amputações.
Dia Mundial da Saúde 1 Dia Mundial da Saúde 2 Dia Mundial da Saúde 3 Dia Mundial da Saúde 4




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *