Dicas de Dinâmicas para Idosos

Dinâmicas para Idosos melhora auto estima

Idosos que vivem em asilos participam diariamente de atividades que ajudam a melhorar a auto estima, coordenação motora e mobilidade.  Estudos comprovaram que a dinâmica em grupo para idosos promove a integração social e melhora consideravelmente a qualidade de vida destas pessoas.

Se você trabalha com idosos e precisa de novas dicas de dinâmicas para idosos, segue alguns exemplos de projetos e dinâmicas fáceis e divertidas para trabalhar com idosos de diferentes capacidades físicas.

Veja : Creches para Idosos

Caixinha de surpresa (autoconhecimento)

Materiais: caixinha com tampa e um espelho

O espelho deve ser fixado do lado de dentro da tampa. As pessoas do grupo devem se sentar em círculo. O animador deve explicar que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito importante (enfatizar), depois deve passar para uma pessoa e pedir que fale sobre a pessoa da foto, e não devem deixar claro que a pessoa importante é ela própria. Ao final, o animador deve provocar para que as pessoas digam como se sentiram falando da pessoa importante que estava na foto.

Atividade com balão

Os participantes sentados em círculo, passam, ao som de uma música, um balão de mão em mão. No momento em que a música pára a pessoa que está com o balão o estoura e lê uma pergunta que está escrita dentro dele. Sugestões de perguntas: Como você acha que é sua saúde? O que é ter saúde para você? O que você acha que devemos fazer para ter boa saúde? Você acha que está cuidando bem de sua saúde? Você acha que a brincadeira é uma forma de procurar cuidar da saúde? porquê? Os temas das perguntas podem variar conforme o objetivo. As respostas podem ser seguidas de discussões.

Dinâmica da comunicação gesticulada

Será necessário aproximadamente vinte fichas com fotografias ou desenhos para serem representados através de mímicas. O coordenador auxiliado por outros integrantes deve encenar através de mímicas (sem qualquer som) o que está representado nas fichas, cada qual em um intervalo de aproximadamente um minuto. Os demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi representado. Em seguida, deve-se comentar a importância da comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam até mesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam fazer.

Esses foram somente alguns exemplos de atividades que podem ser feitas em grupos de terceira idade. Na internet é possível encontrar diversas outras formas divertidas de trabalhar com idosos.

Veja : Homenagens para o Dia do Idoso

Dicas de Dinâmicas para Idosos 1

Dicas de Dinâmicas para Idosos 2

Dicas de Dinâmicas para Idosos 3

Dicas de Dinâmicas para Idosos 4

Dicas de Dinâmicas para Idosos 5

Dica : Resumo do Estatuto do Idoso 




4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *