Fotos de Jorge Amado – Biografia

Jorge Amado nasceu 10 de agosto de 1912, em Ferradas perto de Ilhéus na Bahia. Ele publicou seu primeiro romance aos 20 anos. Ele começou como um escritor politicamente comprometido com a  esquerda, e seus romances até Terras do Sem Fim são contos poderoso, naturalista, mostra de forma  simplificada a luta de classes.

Apesar da prisão e do exílio por atividades de esquerda, ele continuou a produzir romances, muitos dos quais foram proibidos no Brasil e Portugal.

Trabalhos posteriores, como Gabriela, Cravo e Canela (1958), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1966), e A Guerra dos Santos (1993) preservam a atitude política de Jorge Amado em sua sátira mais sutil, muitos de seus livros foram adaptados para o cinema e na televisão.

Além de escritos, Jorge Amado foi membro da Academia Brasileira de Letras desde 06 de abril de 1961. E membro do júri no Festival de Cannes em 1985

Jorge Amado é pai de João Jorge Amado (nascido no Rio de Janeiro, em 1947) e Paloma Amado Costa (nascido em Praga, na Tchecoslováquia, em 1951), durante o seu exílio.

Jorge Amado teve suas obras traduzidas para 48 idiomas e vendeu mais de 20 milhões de cópias. Ele  morreu de um ataque cardíaco, o cenário de muitos  de seus mais amados romances.

O centenário da história de Jorge Amado será homenageado no  Carnaval de Salvador de 2012. O escritor estaria completando 100 anos de vida, o  tema oficial será  O País do Carnaval.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *