Fotos de Oscar Niemeyer – Biografia

Arquiteto iconico Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 15 de dezembro de 1907. Oscar Niemeyer formou-se na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1934.

Neste momento Oscar Niemeyer se juntou a uma equipe de arquitetos brasileiros que colaboraram com Le Corbusier em um prédio para o Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro. Oscar Niemeyer trabalhou com Lucio Costa e Le Corbusier até 1938 neste projeto.

A influência corbusiana é notável nas primeiras obras de Oscar Niemeyer. No entanto, o arquiteto gradualmente adquiriu seu próprio estilo: a leveza das formas curvas cria os espaços que transformam o programa arquitetural em algo que era até então desconhecido; harmonia, graça e elegância são os adjetivos mais apropriados para descrever o trabalho de Oscar Niemeyer. As adaptações que o arquiteto produziu conectando o vocabulário barroco ao modernismo arquitetônico possibilitaram experiências formais com volumes espetaculares, executado por matemáticos famosos, incluindo o brasileiro Joaquim Cardoso e o italiano Pier Luigi Nervi.

Na década de 1940, 50 e 60, este arquiteto se estabeleceu como um dos maiores luminares do modernismo. Seus desenhos alteraram radicalmente a identidade global do Brasil.

Embora um designer prolífico de casas particulares, escritórios comerciais, e de lazer, Niemeyer é o mais conhecido pelos edifícios públicos em Brasília, que ele projetou após 1956. Lá, ele encontrou espaço para exercer sua poderosa imaginação, senso de proporção e sensibilidade plástica.

Entre as grande obras do arquiteto estão: Palácio da Alvorada (residência presidencial oficial), o complexo do Congresso, a Catedral de flor, Memorial da América Latina, Igreja São Francisco de Assis, Edificio Copan, Catedral de Brasilia, entre outros.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *