Fotos de Tiradentes – História

Tiradentes um herói do Brasil

José Joaquim da Silva Xavier nasceu na pequena cidade de Pombal (hoje Tiradentes), Minas Gerais, em 12 de novembro de 1748. Seus pais eram de classe média.

José Joaquim trabalhou como comerciante e dentista e serviu na milícia como oficial de cavalaria. Ele viajou nas capitanias de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e tinha vasto conhecimento sobre os problemas que afligiam o Brasil no século 18.

Idéias vindas da Europa e um crescente descontentamento econômico levaram alguns intelectuais para conspirar contra o Estado Português, centrado em Minas Gerais.

Tiradentes, como era conhecido por sua profissão, assumiu papel de liderança nessa conspiração, conhecida como a Inconfidência Mineira. Quando a notícia se espalhou de que Portugal pretendia arrecadar impostos atrasados, os conspiradores redobraram suas atividades.

No grupo de conspiradores alguns eram republicanos, monarquistas; alguns defendiam a abolição da escravidão. Tiradentes, um admirador da Constituição dos EUA, defendeu uma república. Enquanto eles debatiam suas idéias, informantes relataram seus encontros e intenções às autoridades portuguesas.

A Coroa então ordenou a prisão de Tiradentes que foi apreendido durante uma missão no Rio de Janeiro.

A investigação e o julgamento se estenderam ao longo de 3 anos e Tiradentes era mantido junto aos tribunais como líder da conspiração e responsável por ela. Em 18 de abril de 1892, o tribunal proferiu as sentenças. Apenas uma das sentenças de morte foi realizada, o de Tiradentes. Consideradas “indigno de misericórdia real”, ele foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro em 21 de abril de 1792.

O principal resultado da execução brutal foi a criação de um mártir da independência brasileira. Depois disso, Tiradentes adquiriu um lugar mais significativo na história do que seus planos de um Brasil mais justo.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *