Geografia do Brasil – Resumo

Brasil em síntese

O Brasil é o quinto maior país do mundo, em termos de população, bem como área de terra. É o líder econômico da América do Sul, com a nona maior economia do mundo, e grandes reservas de ferro e minério de alumínio.

Atopografia do Brasil é bastante diversificada. O Rio Amazonas leva mais água para o oceano do que qualquer outro rio do mundo. A bacia que ocupa mais de 60 por cento de todo o país, recebe mais de 200 cm de chuva por ano em algumas áreas, ela abriga a floresta tropical. Quase todo o Brasil é úmido, com clima tropical ou subtropical. Estação chuvosa do Brasil ocorre durante os meses de verão. Leste do Brasil sofre com a seca regular. Há pouca atividade sísmica ou vulcânica devido à posição do Brasil, perto do centro da Placa Sul-Americana.

Na geografia do Brasil os planaltos brasileiros medem cerca de 1.220 metros de altura, mas o ponto mais alto do Brasil é o Pico de Neblina com 3.014 metros.

O Brasil compartilha fronteiras com todos os países da América do Sul, exceto Equador e Chile. O Brasil está dividido em 26 estados e um Distrito Federal. O estado do Amazonas tem a maior área e o mais populoso é São Paulo. A capital do Brasil é Brasília, uma cidade construída no final dos anos 1950.

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro estão na lista das 15 maiores cidades do mundo.

Embora o Brasil tenha a maior população católico romano do mundo, a taxa de natalidade tem diminuído significativamente nos últimos 20 anos.

A taxa anual de crescimento também caiu de pouco mais de 3% em 1960 para 1,7% hoje.

Há menos de 300.000 índios indígenas que vivem na bacia amazônica. Sessenta e cinco milhões de pessoas no Brasil são de origem européia, africano e ameríndia mista.

O estado de São Paulo é responsável por cerca de metade do Produto Interno Bruto do Brasil, bem como cerca de dois terços da produção de TI. Embora apenas cerca de cinco por cento da terra seja cultivada, o Brasil lidera o mundo na produção de café (cerca de um terço do total mundial). Brasil também produz um quarto do citrino do mundo, tem mais do que um décimo da oferta de gado, e produz um quinto do minério de ferro. O Brasil também produz cerca de 12% da cana-de-açúcar mundia, que parte é usada para a produção de etanol que alimenta uma parcela de automóveis.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *