Hemoglobina – Urina, Glicosilada, Baixa

A hemoglobina é uma proteína transportada por células vermelhas

A hemoglobina pega o oxigénio nos pulmões e distribui para os tecidos periféricos para manter a viabilidade das células. A hemoglobina é feita a partir de duas proteínas similares que “ficam juntss”. Ambas as proteínas devem estar presentes na hemoglobina para pegar e liberar oxigênio normalmente. Uma das proteínas componente é chamado alfa, o outro é beta. Antes do nascimento, a proteína beta não aparece. Uma proteína de hemoglobina é encontrada somente durante o desenvolvimento fetal, chamada gama, que é substituida até o nascimento.

Como todas as proteínas, o “projeto” para a hemoglobina existe no DNA (o material que compõe os genes). Normalmente, um indivíduo tem quatro genes que codificam para a proteína alfa, ou cadeia alfa. Dois genes codificam para a outra cadeia beta. (Dois genes codificam adicional para a cadeia gama do feto). A cadeia alfa e beta são feitas em quantidades precisamente iguais, apesar do número de genes diferentes. As cadeias de proteínas se juntam no desenvolvimento de células vermelhas do sangue, e permanecem em conjunto para a vida da célula vermelha.

A composição da hemoglobina é o mesmo em todas as pessoas. Os genes que codificam para a hemoglobina são idênticos em todo o mundo. Ocasionalmente, no entanto, um dos genes é alterado por qualquer tipo de acidentes natural. Essas alterações nos genes (chamados de “mutações”) são muito raros. Como os genes são herdados, e eles contêm a informação necessária para produzir uma proteína, se produz uma mutação de um gene da hemoglobina anormal em uma pessoa, o gene será repassado ao seu ou seus filhos. As crianças irão produzir uma hemoglobina modificado idêntica ao do pai. A maioria das mutações na hemoglobina não produzem nenhum problema. Ocasionalmente, no entanto, a alteração na proteína muda os aspectos do seu comportamento. Os tipos de doenças que podem resultar incluem anemia falciforme e talassemia.

Uma baixa hemoglobina no sangue é referido como a anemia. Há muitas razões para anemia. Algumas das causas mais comuns são: perda de sangue (lesão traumática, cirurgia, câncer de cólon sangramento ou úlcera de estômago), deficiência nutricional (ferro, vitamina B12, folato),   problemas na medula óssea (substituição da medula óssea por câncer, supressão de drogas quimioterápicas, insuficiência renal), e hemoglobina anormal (anemia falciforme).

Níveis superiores de hemoglobina podem ser vistos em pessoas que vivem em altitudes elevadas e em fumantes. A desidratação produz uma hemoglobina falsamente elevada que desaparece quando o equilíbrio de fluidos adequado é restaurado.

Algumas outras causas raras são: doença pulmonar avançada (por exemplo, enfisema),    certos tumores, uma desordem da medula óssea conhecida como policitemia vera rubra, e     abuso da droga eritropoietina (Epogen) por atletas para fins de doping sanguíneo.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *