Hepatite B – Cura, Sintomas, Transmissão

A hepatite B é uma infecção viral que ataca o fígado

A hepatite B é uma infecção do fígado causada pelo vírus da hepatite B. É um problema de saúde global e do tipo mais grave de hepatite viral. Ela pode causar doença hepática crônica e colocar as pessoas em alto risco de morte por cirrose hepática e câncer de fígado.

Em todo o mundo, cerca de dois bilhões de pessoas foram infectadas com o vírus da hepatite B (HBV), e mais de 350 milhões têm infecções hepáticas crônicas (de longa duração).

A vacina contra a hepatite B está disponível desde 1982. A vacina da hepatite B é 95% eficaz na prevenção da infecção por HBV e as suas consequências crônicas.

Sintomas

O vírus da hepatite B pode causar uma doença aguda com sintomas que duram várias semanas, incluindo amarelamento da pele e olhos (icterícia), urina escura, dor abdominal extrema, fadiga, náuseas e vômitos. As pessoas podem demorar vários meses a um ano para se recuperar dos sintomas. Hepatite B também pode causar uma infecção crônica do fígado que pode mais tarde evoluir para cirrose hepática ou câncer de fígado.

Transmissão

O vírus da hepatite B é transmitida entre pessoas por contato com sangue ou outros fluidos corporais de uma pessoa infectada. Modos de transmissão são os mesmos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), mas a Hepatite B é de 50 a 100 vezes mais infeccioso Ao contrário do HIV, o HBV pode sobreviver fora do corpo durante pelo menos 7 dias. Durante esse tempo, o vírus pode ainda causar infecções se entrar no corpo de uma pessoa que não está infectada.

Modos comuns de transmissão são: perinatal (de mãe para filho no momento do nascimento), através do contato interpessoal, uso de seringas usadas por pessoas contaminadas, transfusões de sangue e contato sexual.

Hepatite b não é transmitida por alimentos ou água contaminados, e não pode ser transmitida casualmente no local de trabalho.

O período de incubação do vírus é de 90 dias, em média, mas pode variar de cerca de 30 a 180 dias. A hepatite B pode ser detectada entre 30 a 60 dias após a infecção e persistir por períodos de tempo amplamente variáveis.

Tratamento

Não há tratamento específico para hepatite B. Cuidados visam manter o conforto e o equilíbrio nutricional adequado, incluindo a substituição de fluidos que são perdidos com vômitos e diarréia.

A hepatite crônica B pode ser tratada com medicamentos e agentes anti-virais.

 




One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *