Homenagem Dia do Farmacêutico – 20 de Janeiro

Dia do Farmacêutico – 20 de Janeiro

O Dia do Farmacêutico é comemorado no dia 20 janeiro. A data foi escolhida por ser o dia da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Este dia foi reservado para reconhecer e prestar homenagem a todos os farmacêuticos brasileiros.

O papel dos farmacêuticos evoluiu ao longo dos anos. Hoje  eles dominam os mecanismos bioquímicos de ação de drogas, fisiologia e fisiopatologia, e repassam o seu conhecimento especializado aos pacientes, médicos e outros profissionais da área da saúde.

Historicamente, a principal função de um farmacêutico era distribuir medicamentos para as pessoas que recebiam uma prescrição médica. Nos tempos modernos, os farmacêuticos aconselhar os pacientes e profissionais da saúde sobre a escolha, dosagens, interações e efeitos colaterais de medicamentos, garantindo assim o uso seguro e eficaz dos medicamentos.

Para reconhecer o valioso trabalho prestado pelo farmacêutico, foi criado pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº323, de 16 de janeiro de 1988, a Comenda do Mérito Farmacêutico é realizada durante as comemorações do Dia do Farmacêutico.

Dia do Farmacêutico 1

Dia do Farmacêutico 2 Dia do Farmacêutico 3

Dia do Farmacêutico 4




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *