Homenagem Dia do Trabalho – 01 de Maio

Dia Internacional do Trabalho 1º de maio

Comemorado no dia 01 de Maio, o Dia do Trabalho presta homenagem às contribuições e conquistas pelo trabalhadores brasileiros. A data foi instituída depois do movimento operário em 1917. A data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

O Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações e atualmente, as comemorações e sorteios são organizados pela Força Sindical (organização que congrega sindicatos de diversas áreas).

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago, quando no dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores fizeram uma grande greve e saíram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho.

Durante esta paralisação ouve enfrentamento entre operários e policia o que levou a morte de muitos manifestantes. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, foi criado o Dia do Trabalho.

Na verdade, o Dia do Trabalho é comemorado em muitos países ao redor do mundo, e, muitas vezes, nesta mesma data, 1 º de Maio.

No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.

Homenagem Dia do Trabalho 1

Homenagem Dia do Trabalho 2 Homenagem Dia do Trabalho 3

Homenagem Dia do Trabalho 4

 




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *