Homenagens Dia do Advogado – 11 de Agosto

Liberdade e igualdade perante a Justiça

Desde que o mundo é mundo existem disputas entre seres humanos, e elas eram resolvidas usando armas e forças. Os perdedores geralmente eram os mais fracos, mais velhos ou mais novos. Mas isso começou a mudar quando algumas pessoas com influências em sua comunidade ou parentes do lado fraco intervinham nas disputas, e assim tornaram-se os antecedentes históricos dos advogados.

A história da advocacia é cheia de fatos na Grécia antiga que lembram Demóstenes como um defensor livre, Antisoaes como o primeiro defensor a cobrar por seus serviços, e Isócrates como o primeiro a não manter confidencialidade sobre os assuntos do seu cliente. Em 1683 já existia um tratado “Ideal do Advogado perfeito”.

Ao longo dos anos muitos advogados ganharam uma má reputação, mas eles são essenciais para o funcionamento da sociedade e do sistema de justiça. E por isso que o dia 11 de agosto foi instituído como o Dia do Advogado.

A data foi escolhida como uma forma de lembrar o dia em que foram instituídas as primeiras faculdades de Direito no Brasil no ano de 1827: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

Não devemos nos esqueçamos de que etimologicamente a palavra “advogado” vem da palavra em latim “Advocatus”, que deriva da expressão “ad auxillium vocatus”, que significa “chamado para ajudar”. E é este profissional que dedica sua vida a ajudar pessoas com base nas leis.

O Dia do Advogado visa aumentar a consciência do papel construtivo dos advogados no sentido de garantir que o sistema legal de um país funcione sem problemas.

Homenagens Dia do Advogado 1

Homenagens Dia do Advogado 2 Homenagens Dia do Advogado 3 Homenagens Dia do Advogado 4

Homenagens Dia do Advogado 5

Homenagens Dia do Advogado 6

Homenagens Dia do Advogado 7




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *