Ideb 2012 – Resultado por Escola

Ideb 2012 – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2012) foi criado pelo Inep em 2007 e é responsável pelo indicador do fluxo escolar e médio de desempenho nas avaliações. Estes números servem para que o governo possa direcionar investimentos nos pontos carentes.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolares, e médios de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

As avaliações que compõem o Saeb são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar. Já a Prova  tem duas edições e geralmente são aplicadas uma no começo e outra no final do ano.

Para ter acesso sobre o Ideb, basta acessar o site oficial http://portalideb.inep.gov.br ou fique atento as campanhas publicitárias nos meios de comunicação.

Até 2021 o Brasil pretende atingir o índice 6,0 nos anos iniciais, 5,5 nos anos finais e 5,2 no Ensino Médio. Com isso, a educação brasileira festará mais próxima do nível da educação das nações desenvolvidas.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *