Leite de Soja faz mal ?

Leite de soja é saudável

O leite de soja é uma bebeida alternativa popular no Ocidente, e uma bebida tradicional na China, Japão e outras partes da Ásia. Algumas pessoas optam por beber leite de soja, porque eles são intolerantes ou sensíveis à lactose, enquanto outros bebem por motivos éticos (como o bem estar animal ou para reduzir o impacto ambiental) ou por razões de saúde.

O leite de soja é tido como uma alternativa saudável ao leite de vaca, e muitos acreditam que o leite de soja é mais saudável do que leite de vaca.

Ao contrário do leite de vaca, leite de soja é naturalmente pobre em gordura e naturalmente livre de gordura saturada (que é considerado como sendo mais saudável do que a gordura insaturada).

Uma vez que é feito a partir de uma planta em vez de um subproduto animal, o leite de soja não contém colesterol. O leite de soja também é rico em proteínas. Um copo de leite de soja contém cerca de 7-10 gramas de proteína. Embora algumas fontes digam que a proteína da soja no leite de soja é uma proteína não digeríveis ou incompleta, isto não é verdade. Proteína do leite de soja é uma proteína completa e é altamente digerível.

Vale lembrar que o leite de soja é desprovido de cálcio e vitaminas B (especialmente a vitamina B12). Por esse motivo, muitas marcas de leite de soja são fortificados com cálcio e vitaminas B, bem como as vitaminas E e D.

Uma das principais desvantagens de leite de soja como um substituto do leite de vaca é o seu nível mais baixo de cálcio. Leite de soja fortificado contém cerca de um quarto da quantidade de cálcio do leite de vaca. Leite de soja fortificado é muitas vezes comparável ao leite de vaca em seus níveis de cálcio, mas alguns estudos mostram que forificado com cálcio pode não ser tão saudável quanto uma ocorrência natural de cálcio.

O leite de soja contém naturalmente isoflavonas. Isoflavonas agem de uma maneira semelhante ao hormonio estrogênio (mas na verdade não são estrogénios). Eles são fitoestrógenos, ou derivados de plantas compostos com atividade estrogênica. Alguns estudos alegam que o consumo elevado destes compostos pode levar ao câncer de mama, mas sem evidências científicas conclusivas.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *