Melhores Dicas para o Dia do Consumidor

Dia do Consumidor sem dor de cabeça

O brasileiro é consumista por natureza, mas ao longo dos anos aprendeu a demonstrar sua insatisfação com produtos que apresentam defeitos. Isso graças ao Código de Defesa do Consumidor, que criou direitos e deveres na hora da transação de compra e venda.

Com 24 anos de idade o Código de Defesa do Consumidor não teve grandes avanços em termo de regulamentação. E somente em 2012 o Procon já recebeu mais de 600 mil reclamações.

Na hora de sair às compras no dia do consumidor pode se prevenir de dores de cabeça futuras seguindo regras simples. Confira !

– Pesquise os preços na internet antes de comprar. Produto de qualidade gera menos reclamações.

– Caso faça suas compras em sites da internet verifique se o mesmo segue a legislação específica. Confira se o endereço e telefone da sede são informados no site.

– A troca de produtos não é garantida por lei, exceto se houver defeito. Neste caso converse e negocie com o vendedor a troca do produto, assim o consumidor fica protegido por lei.

– Quando for adquirir produtos e serviços, exija o detalhamento do orçamento por escrito. Nele deve constar preços de peças, produtos e mão de obra, além do prazo de validade.

– Caso você tenha adquirido um produto e não tenha ficado satisfeito, não se intimide e reclame. Sua atitude pode ajudar a criar medidas normativas.

Use as redes sociais para fazer seus comentários negativos a respeito de produtos que você comprou. Estes ajudam a solucionar problemas de insatisfação com mais facilidade. Caso a solução para seu problema não seja apresentado pela empresa onde você adquiriu o produto, reclame junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor, Ouvidorias, órgãos e entidades de defesa do consumidor.

– Quando for fazer sua reclamação a respeito de um produto, controle o nervosismo. Procure fazer o contato com a empresa por escrito e anote o protocolo e o nome da pessoa que o atendeu. Isso facilita na solução do problema.

Dia do Consumidor 1

Dia do Consumidor 2 Dia do Consumidor 3

Dia do Consumidor 4




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *