Mercosul – Objetivos, Países

Mercosul é bloco líder do comercio da América do Sul

Mercosul – Mercado Comum do Sul, foi criado com base no Tratado de Assunção, firmado pelos quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai em 26 de março de 1991. Ele visa promover o livre comércio de bens, serviços e insumos de produção.

Em busca de um propósito nobre, o Mercosul começou a operar como uma comunidade para desenvolver a economia e cultura, e para construir um futuro brilhante para as quatro nações.

O Mercosul é hoje composto por cinco países membros: Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela (o Paraguai está temporariamente suspenso). A participação no Mercosul depende de encontrar e manter um número de critérios políticos e econômicos. Como novo membro, a Venezuela ainda tem que aprovar qualquer um dos requisitos econômicos do Mercosul, mas tem até 2014 para fazer isso. Qualquer alteração ao Mercosul política econômica requer o consenso dos outros membros.

Membros do Mercosul aderem a uma série de acordos orientadores de câmbio, investimentos, questões tributárias, e intercâmbios educacionais. O objetivo é padronizar normas entre os países membros a fim de facilitar o comércio. O bloco também tem uma série de acordos de livre comércio com terceiros, incluindo Bolívia, Chile, Colômbia e Peru, assim como Israel e a Palestina. As negociações para um acordo de livre comércio com a União Europeia começou em 1995, foram suspensas em 2004, mas retomada em 2010.

Além dos cinco membros permanentes, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru como membros associados. Os membros associados não são membros da união aduaneira e não tem poder de voto nas instâncias políticas do Mercosul, embora eles não têm acesso ao comércio preferencial ao mercado.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *