Monalisa – Obra, Quadro, Imagens

Monalisa ainda é envolta em mistérios

A Monalisa, obra de Leonardo da Vinci, está no Louvre, em Paris, e é sem dúvida o quadro mais famoso do mundo. É também provavelmente o exemplo mais conhecido de sfumato, uma técnica de pintura em parte responsável por seu sorriso enigmático.

Há muita mitologia e interpretações relativas à pintura que mistifica todo o mundo. Muitos críticos de arte sugerem que a Monalsa é na verdade um retrato de da Vinci- em forma feminina.

Tem havido muita especulação sobre quem era a mulher na pintura. Muitos acreditam que seja um retrato de Lisa Gherardini, esposa de um mercador florentino chamado de Francesco del Giocondo. Também especula-se que ela estava grávida, o que desvendaria o misterioso sorriso.

Historiadores de arte sabem que Leonardo da Vinci tinha começado a Mona Lisa em 1503, através de um registro feito por um alto funcionário florentino, Agostino Vespucci, naquele ano. Mas a data da finalização é incerta.

O Louvre originalmente datou a pintura como sendo de 1503-06, mas as descobertas feitas em 2012 sugerem que ela possa ter sido concluída uma década mais tard. O Louvre mudou as datas para 1503-19.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *