O que é Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva é planejada

Manutenção preventiva ou é a manutenção de rotina feita em fabricas e industrias para evitar a necessidade de reparos em maquinas e motores mais caros.

Os programas de verificação periódica visam: reparos, lubrificação, ajustes, recondicionamentos de máquinas para toda a planta industrial. O ponto chave é o funcionamento dos equipamentos, antecipando eventuais problemas.

Por regularmente se engajar em atividades que contribuem para a manutenção de uma industria ou fábrica, o proprietário pode ser capaz de contornar os problemas graves que surgem como resultado de negligência.

A quantidade de manutenção preventiva necessária em uma instalação varia muito. Ela pode variar de uma simples caminhada de inspeção por entre os equipamento da instalação visando observar possíveis deficiências para posterior correção até computadores que realmente desligam o equipamento após um determinado número de horas ou um certo número de unidades produzidas, etc

Muitas razões existem para estabelecer um programa de Manutenção Preventiva, que além de reparos em máquinas. Entre eles estão:

– Aumento de automação

– Perda de negócios devido a atrasos na produção
– Redução dos estoques de seguros
– Produção de um produto de maior qualidade

– Minimizar o consumo de energia (5% menos)
– Necessidade de um ambiente mais organizado, planejado

E a manutenção preventiva não é só destinada a fabricas e insdustrias, ela também deve ser feita em carros e motos, visando assim diminuir os riscos de acidentes e valorizar a vida, além de aumentar o tempo de vida do automóvel e diminuir a quantidade de emissão de poluentes.

Embora os conceitos sobre a necessidade de realização da manutenção preventiva, já façam parte do cotidiano de muitos engenheiro e supervisores, ainda é grande o número de companhias e de gestores que vêem a manutenção como um custo adicional nos gastos da empresa.

Manutenção Preventiva 1

Manutenção Preventiva 2

Manutenção Preventiva 3

Manutenção Preventiva 4

Manutenção Preventiva 5




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *