O que é Sociedade de Consumo

Sociedade de consumo mantém economia

A sociedade de consumo é uma cultura em que o consumo de bens materiais é incentivada, e a saúde econômica da sociedade é dependente da despesa da população. Em contraste com as sociedades feudais ou de base camponesa e estruturas pré-capitalistas, as sociedades de consumo exigem uma população que tem pelo menos algum nível de rendimento disponível, como a estrutura econômica se baseia, direta ou indiretamente, em suas compras, e não em decreto real ou decisões monárquicas. Sociedades de consumo são caracterizadas por troca relativamente aberta, um foco na riqueza material, e uma crença no progresso.

Devido ao fato de as sociedades de consumo serem dependentes do consumo, a publicidade é uma característica essencial. Publicidade não existia nas sociedades de subsistência, porque as pessoas não precisavam ser lembrados ou convencidos a adquirir algo que eles precisavam, como comida ou abrigo. Em uma economia baseada no crescimento, a população precisa ser convencida a aumentar continuamente os seus níveis de consumo, o que requer uma entrada onipresente e consistente da publicidade. Embora muitas pessoas pensem que os anúncios estão  promovendo produtos individuais, num nível mais profundo eles estão promovendo o ato de consumir.

Nas sociedades pré-capitalistas, a maioria das famílias se formam com base na produção. A agricultura, pequenas empresas caseiras, onde os moradores produziam  grande parte dos alimentos e os bens que eles consumiriam, e vendiam ou trocavam o resto. Em uma sociedade de consumo, a maioria das famílias são os locais de consumo, e não produzem bens em tudo.

A característica definidora de uma sociedade de consumo é que, se o consumo não essencial for retirado, a economia entraria em colapso. Nas sociedades pré-consumo, o consumo não essencial existiu, mas estava ao alcance de uma minoria privilegiada, e não era essencial para a continuação do funcionamento da economia em geral. Assim como o consumo das massas tornou-se uma parte essencial da equação econômica, a economia tornou-se dependente do crescimento, e do capitalismo como nós o conhecemos.

Quase todas as transações em uma sociedade de consumo são anônimas e descontextualizadas. Dinheiro e bens são trocados entre estranhos, e o status do parceiro comercial, família e papel são irrelevantes para a transação. Esta é uma aberração na história do comércio. Em sociedades mais tradicionais, o comércio de bens está interligado de forma complexa com papéis sociais, relações familiares, e sistemas de presentear.

Uma das maneiras que a economia de consumo se propaga é valorizando a idéia de lazer. A publicidade convence a população que para evitar problemas de saúde é importante a compra de determinado equipamento para exercícios. Este tipo de atitude e muitas outras ajudam a manter a economia de consumo cada vez maior.

Sociedade de Consumo 1

Sociedade de Consumo 2

Sociedade de Consumo 3 Sociedade de Consumo 4

Sociedade de Consumo 5

Sociedade de Consumo 6

 




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *