Planeta Vênus – Tamanho, Imagens

Vênus é o sexto maior planeta do nosso sistema

O planeta Vênus, é o segundo planeta a partir do Sol, recebeu esse nome em homenagem a deusa romana do amor e da beleza. Este é o único planeta que recebeu o nome de uma mulher, Vênus foi o planeta que demonstrou ter um brilho maior do que os outros cinco planetas conhecidos pelos astrônomos antigos.

Nos tempos antigos, acreditava-se que Venus fosse duas estrelas diferentes, a estrela da noite e a da estrela da manhã, isto é, os que apareceram pela primeira vez ao pôr do sol e o nascer do sol. Na América, foram, respectivamente, conhecidas como Vesper e Lúcifer.

Vênus e Terra são freqüentemente chamados de gêmeos porque eles são semelhantes em tamanho, massa, densidade, composição e gravidade. No entanto, as semelhanças param por aí.

Vênus é o planeta mais quente no sistema solar. Apesar de Venus não ser o planeta mais próximo do sol, a sua densa atmosfera de calor é uma versão do efeito estufa que aquece a Terra. Como resultado, as temperaturas em Vênus chegam a 465 graus Celcius, mais do que quente o suficiente para derreter chumbo. Sondas que os cientistas colocaram no solo de Vênus, sobreviveram apenas algumas horas antes de serem destruídas.

Vénus tem uma atmosfera infernal, bem como, consistindo principalmente de dióxido de carbono com nuvens de ácido sulfúrico, e os cientistas apenas detectaram quantidades vestigiais de água na atmosfera. A atmosfera é mais pesada do que a de qualquer outro planeta, levando a uma pressão de superfície 90 vezes a da Terra.

Vênus também possui um número de características superficiais diferentes de tudo na Terra. Por exemplo, Vênus tem coroas – estruturas em forma de anel que variam entre155 a 580 quilômetros de largura. Vênus também tem áreas levantadas em que muitos cumes e vales se formaram em diferentes direções.

Vênus demora 243 dias terrestres para girar sobre seu eixo, de longe o mais lento de qualquer um dos planetas principais, e por esse giro lento, o seu núcleo de metal não pode gerar um campo magnético semelhante à da Terra.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *