Resenha Critica ABNT – www.resenhacritica.com.br

A revisão crítica ABNT é uma tarefa de escrita que lhe pede para resumir e avaliar um texto. A análise crítica pode ser de um livro, um capítulo, ou um artigo de jornal.

Escrever a revisão crítica geralmente requer que você leia o texto selecionado em detalhes e também leia outros textos relacionados para que você possa apresentar uma avaliação justa e razoável do texto selecionado.

Na universidade, ser crítico não significa criticar de forma negativa. Pelo contrário, exige que você obtenha informações e opiniões de um texto e apresente a sua avaliação ou julgamento do texto. Para fazer isso bem, você deve tentar compreender o tema sob diferentes perspectivas (ou seja, leitura de textos relacionados) e em relação às teorias, abordagens em seu curso.

Entenda-se por avaliação ou julgamento os pontos fortes e fracos de um texto. Este é geralmente baseado em critérios específicos. Avaliação requer um entendimento de não apenas o conteúdo do texto, mas também uma compreensão do propósito de um texto, o público-alvo e por que ele é estruturado da maneira que é. Já a análise requer separar os conteúdos e conceitos de um texto em seus componentes principais e, em seguida, compreender como estas se relacionam, se conectam e, possivelmente, se influenciam mutuamente.

Revisões críticas, tanto curtas (uma página) quanto logas (quatro páginas), geralmente têm uma estrutura similar.

O comprimento de uma introdução é normalmente um parágrafo de um artigo de jornal e dois ou três parágrafos para a revisão de um livro. Incluem um frases de abertura que trazem o nome do autor(s) e o título, e explica brevemente o tema do texto. Apresentar o objetivo do texto e resumir a principal conclusão ou argumento-chave.

Conclua a introdução com uma breve exposição de sua avaliação do texto. Esta pode ser uma avaliação positiva ou negativa, ou, como é geralmente o caso, uma mistura das duas.

A crítica deve ser uma discussão equilibrada e avaliação dos pontos fortes, fraquezas e características notáveis ​​do texto. Lembre-se de base de sua discussão em critérios específicos. Boas críticas também incluem outras fontes de apoio a sua avaliação (lembre-se de referência).

A conclusão deve ser feita geralmente em um parágrafo curto.Não esueça de: reafirmar a sua opinião geral do texto, apresentar breves recomendações,se for necessário mais alguma qualificação ou explicação do seu julgamento pode ser incluído, isso pode ajudar a demonstrar que seu critíca seja justa e razoável.

Se você tiver usado outras fontes como informação, você também deve incluir a lista de referências no final da revisão.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *