Resumo da Agricultura no Brasil

Agricultura no Brasil fomenta o desenvolvimento

A agricultura no Brasil é à base da economia do país. A história da agricultura no Brasil está intimamente ligada ao desenvolvimento do país.

Quando o Brasil foi descoberto, os indígenas já cultivavam mandioca, amendoim, tabaco, batata-doce e o milho. Além da extração de frutos de árvores como babaçu, pequi jabuticaba, caju, e goiaba.

Com a chegada dos europeus e uma visão econômica maior, deu-se início ao cultivo e exportação de pau-brasil.

No Brasil colônia ficou conhecido pela produção de cana de açúcar, e depois o café. E graças a Getulio Vargas ganhou o carinhoso nome de “Celeiro do Mundo”.

Atualmente a agricultura brasileira apresenta-se como uma das maiores exportadoras do mundo em diversas espécies de cereais, frutas, grãos, entre outros.

Segundo dados do IBGE, em 2007, no Brasil são cultivados 58.033,075 ha de terra. Sendo que a cana-de-açúcar ainda predomina: são produzidos 514.079,729t contra 58.197,297t da soja em grão. Quanto ao café em grão, este responde por cerca de 2.178,246t.

Apesar de o Brasil possuir ótimas condições, desde o clima até o solo, não chega ser um país auto-suficiente, produtos como, por exemplo, o trigo, que é proveniente de países estrangeiros, para ser cultivado no Brasil, possui um valor muito elevado, além disso, muitos produtos são produzidos exageradamente para atender a demanda externa, e toda essa situação exige muito investimento.

Agricultura no Brasil 4

Agricultura no Brasil 1

Agricultura no Brasil 2

Agricultura no Brasil 3

Agricultura no Brasil 5

Agricultura no Brasil 6




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *