Resumo da Morfologia Humana e Ossos

Morfologia humana e ossos

A Morfologia Humana, é a ciência que estuda as formas biológicas dos seres vivos, levando em consideração as características anatômicas dos mesmos e se tornando ferramenta fundamental para a identificação e classificação das espécies.

A descrição morfológica baseia-se na observação das estruturas presentes no corpo dos seres humanos.

A divisão anatômica básica do corpo humano é feita em cabeça, tronco e membros. Do ponto de vista morfológico e funcional, o corpo é composto de células (componentes fundamentais), tecidos (composto de células similares que forma os órgãos) e sistemas orgânicos.

Sistemas orgânicos

São grupos de órgãos que atuam no desenvolvimento de determinada função orgânica. Podem ter características genéticas e anatômicas equivalentes, como no caso do sistema esquelético.

Sistema esquelético

Estrutura interna que dá sustentação ao corpo. Formada de ossos, articulações e cartilagens. Junto com o sistema muscular estriado, compõe o aparelho locomotor. O esqueleto tem função também de proteção de vários órgãos vitais – como os do crânio, que protegem o cérebro, ou os da caixa torácica, que protegem o coração e os pulmões.

Produção dos glóbulos – Além das funções de natureza física e mecânica, vários ossos desempenham papel na formação do sangue, alojando a medula vermelha, que produz glóbulos vermelhos (hemácias) e brancos (leucócitos).

Esqueleto – O esqueleto adulto tem 206 ossos. Divide-se em axial (ossos da cabeça e do tronco) e apendicular (ossos dos membros). Formados de sais minerais, especialmente o fosfato de cálcio, os ossos são também estruturas vivas, repletas de células nutridas pelo sangue.

Maior osso do corpo humano – É o fêmur, da coxa, com cerca de 50 cm num homem de 1,80 m; o menor é o estribo, no ouvido, com 2,6 a 3,4 mm.

Articulações – Fazem as ligações entre os ossos. Podem ser móveis (diartrose), como as do joelho; semimóveis (anfiartrose), como a sínfise pubiana; e fixas (sinartrose), como as dos ossos do crânio.
Morfologia Humana e Ossos 4

Morfologia Humana e Ossos 1 Morfologia Humana e Ossos 2 Morfologia Humana e Ossos 3

 




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *