Resumo do Sistema Digestório Humano

Sistema Digestório Humano

O Sistema Digestório Humano é exclusivamente desenhado para transformar os alimentos que ingerimos em energia que seu corpo precisa para sobreviver. Veja como ele funciona.

Boca

A boca é o início do trato digestivo. De fato, a digestão começa aqui assim que você da a primeira mordida em uma refeição. Mastigar quebra o alimento em pedaços que são mais facilmente digeridos, enquanto a saliva mistura-se com a comida para começar o processo de dividi-lo em uma forma que seu corpo pode absorver e utilizar .

Garganta

Também chamado de faringe, a garganta é o próximo destino da comida que você comeu. A partir daqui, a comida viaja para o tubo do esôfago.

Esôfago

O esôfago é um tubo muscular que se estende a partir da faringe até o estômago. Por meio de uma série de contrações, chamado o peristaltismo, o esôfago proporciona alimento para o estômago. Pouco antes da ligação com o estômago não é um “zona de alta pressão” chamada de esfíncter esofágico inferior; esta é uma “válvula” que não deixa a comida passar por trás do esôfago.

Estômago

O estômago é um órgão em forma de saco com fortes paredes musculares . Além de manter a comida, é também um misturador e moedor. O estômago secreta enzimas ácidas e poderosas que continuam o processo de quebrar a comida . Quando no estômago a comida se transforma em uma consistência liquida ou pastosa. De lá, a comida passa para o intestino delgado.

Intestino delgado

Composta por três segmentos, o duodeno, jejuno e íleo, o intestino delgado é um tubo longo enrolado no abdômen (se esticado ele tem mais de 20 metros de comprimento) . O intestino delgado continua o processo de dividir o alimento usando enzimas liberadas pelo pâncreas e bile do fígado. A bílis é um composto que ajuda na digestão de gorduras e elimina os produtos residuais do sangue. Peristaltismo (contrações) também está em ação neste órgão, movendo-se através dos alimentos e misturando-o com as secreções digestivas. O duodeno é o grande responsável por continuar o processo de dividir o alimento, com o jejuno e íleo de ser o principal responsável pela absorção de nutrientes para a corrente sanguínea .

Três órgãos desempenham o papel fundamental em ajudar o estômago e o intestino delgado a digerir os alimentos:

Pâncreas

Entre outras funções, o pâncreas oblongo segrega enzimas no intestino delgado. Essas enzimas quebram proteínas, gorduras e carboidratos dos alimentos que comemos.

Fígado

O fígado tem muitas funções , mas duas de suas principais funções dentro do sistema digestivo são para fazer e secretar bile, e para limpar e purificar o sangue proveniente do intestino delgado, contendo apenas os nutrientes absorvidos.

Vesícula Biliar

A vesícula é um reservatório em forma de pêra que fica logo abaixo da bílis do fígado. Bile é produzida no fígado, em seguida, viaja para a vesícula biliar por meio de um canal chamado de ducto cístico. Durante a refeição, a vesícula se contrai, e envia a bile para o intestino delgado .

Uma vez que os nutrientes são absorvidos e o líquido restante passa através do intestino delgado, o que resta do alimento que você comeu segue para o intestino grosso, ou cólon.

Cólon

O cólon é um tubo muscular, que liga o ceco (a primeira parte do intestino grosso ao reto (a última parte do intestino grosso).

Os resíduos de sobra do processo de digestão, passa através do cólon por meio do peristaltismo, em primeiro lugar num estado líquido e, finalmente, em forma sólida, conforme a água é removida dos resíduos.

Quando o cólon descendente fica cheio de resíduos, ele esvazia seu conteúdo no reto para iniciar o processo de eliminação.

Reto

O reto é uma câmara de 8 polegadas que liga o cólon ao ânus. O trabalho do reto é receber e segurar os resíduos do cólon, até a evacuação acontecer. Quando isso acontece, sensores enviam uma mensagem para o cérebro. O cérebro então decide se o conteúdo retal pode ser libertado ou não. Se eles podem, os esfíncter (músculos) relaxam e contraem o reto, expelindo seu conteúdo.

 Ânus

O ânus é a última parte do trato digestivo. É composto dos músculos do assoalho pélvico e os dois esfíncteres anais (músculos internos e externos).

Sistema Digestório Humano 1

Sistema Digestório Humano 2

Sistema Digestório Humano 3

Sistema Digestório Humano 4




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *