Saúde do Trabalhador no Brasil – Artigos

Saúde do trabalhador é um direito humano

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.

As ações na área da Saúde do Trabalhador no Brasil são voltadas à estratégias de  proteção à saúde, com a missão de minimizar casos de doença e morte resultantes das condições em que a pessoa trabalha. O projeto vis atender trabalhadores de áreas rurais e urbanas, que atuam no mercado formal, com carteira assinada ou não, do mercado informal, autônomos, funcionários públicos, desempregados e aposentados.

Os Cerest – Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador – que contam com 178 unidades espalhadas por todo o País são responsáveis por capaz de diagnosticar os agravos à saúde que têm relação com o trabalho e de registrá-los no Sistema de Informação de Agravos de Notificação

O Cerest também realiza ações de promoção, prevenção, vigilância, assistência e reabilitação de trabalhadores que estejam fora ou dentro do mercado de trabalho.

Vale elmbrar que as empresas que não investem na saúde do trabalhador e na qualidade de vida dos seus empregados , não estão aptos a obetr a crrtificação como a ­ International Organization for Standardization – ISO. Além do que empresas que investem em programas sociais de melhoria da vida dos funcionários, ganham respeito diante do mercado.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *