Saúde Publica – Brasil, Sus

Saúde pública no Brasil precisa de grandes melhorias

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado no Brasil em 1988, tornou o acesso aos cuidados de saúde um direito de cada cidadão.

O número de beneficiários dependentes do Sus ou se preferir da Saúde pública chega a 190 milhões, onde 80 % desse total dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde.

Infelizmente a realidade da saúde pública brasileira não é boa, e está longe das aspirações do SUS. Onde os médicos de família do Sus só atingem  um brasileiro em dois. O  restante, principalmente as pessoas mais pobres, vivem em áreas rurais remotas ou favelas urbanas violentas, onde o serviço é inexistente. Para conseguirem atendimento precisam pagar do bolso ou se arriscar em hospitais com salas de emergência lotadas.

A saúde pública necessita de grandes melhorias, no entanto as mesmas exigem mudanças dráticas na forma como o orçamento do SUS é gasto.

As mudanças também apontam para a necessidade de definir prioridades na saúde que permitam que os principais problemas da população sejam sanados e que o sistema de informação tornem os resultados obtidos mais transparentes.

O site do Portal da Saúde é um espaço que reúne informações sobre políticas e ações do ministério para promover a saúde dos diversos segmentos da população brasileira.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *