Sintomas da Anemia Ferropriva, Diagnóstico e Tratamento

Deficiência de ferro evolui para anemia

O ferro é um mineral necessário para uma boa saúde. Cada célula vermelha do sangue no organismo contém ferro em sua hemoglobina,  que transporta oxigênio para os tecidos dos pulmões. Mas a falta de ferro no sangue podem conduzir a anemia ferropriva, que é uma deficiência nutricional muito comum em crianças.

Anemia ferropriva

O corpo precisa de ferro para produzir hemoglobina. Se não há ferro suficiente disponível, a produção de hemoglobina fica limitada, o que por sua vez afeta a produção de glóbulos vermelhos. Uma diminuição da quantidade de hemoglobina e de eritrócitos na corrente sanguínea é conhecida como anemia. Porque hemácias são necessárias para transportar oxigênio por todo o corpo, os resultados da anemia é menos oxigênio que chega às células e tecidos, afetando sua função.

Anemia por deficiência de ferro, muitas vezes é causada pela ingestão insuficiente de ferro.

Anemia por deficiência de ferro não se desenvolve imediatamente. Em vez disso, uma pessoa avança por etapas de deficiência de ferro, começando com a depleção de ferro, em que a quantidade de ferro no corpo é reduzido enquanto o ferro nos eritrócitos permanece constante. Se a depleção de ferro não é corrigida, ela progride e leva a anemia ferropriva.

Causas

Anemia por deficiência de ferro pode ser a consequência de vários fatores, incluindo: ferro insuficiente na dieta, má absorção de ferro pelo corpo, perda de sangue através da menstruação ou pelo trato intestinal, períodos de crescimento rápido.

Uma dieta pobre em ferro é a causa mais frequentemente por trás da anemia em recém-nascidos, crianças, e adolescentes.

A deficiência de ferro também pode induzir o organismo a absorver mais chumbo, o que aumenta o risco de intoxicação por chumbo em crianças, especialmente aqueles que vivem em casas mais antigas. A combinação de anemia e intoxicação por chumbo pode levar uma criança a ter problemas de aprendizagem e de comportamento.

Sintomas

Muitas pessoas com deficiência de ferro não apresentam quaisquer sintomas, porque os estoques de ferro do organismo vão se esgotando lentamente. Conforme a anemia avança, você pode reconhecer alguns dos seguintes sintomas: fadiga e fraqueza, pele e mucosa pálida, batimentos cardíacos rápidos, irritabilidade, diminuição do apetite, tonturas.

Raramente, uma pessoa com deficiência de ferro pode experimentar a vontade de comer coisas como: lascas de tinta, giz, ou terra. Isso pode ser causado pela falta de ferro no organismo.

Tratamento da anemia ferropriva

Embora a maioria dos casos de anemia são o resultado da baixa ingestão de ferro na dieta, mudanças na dieta por si só geralmente não são suficientes para repor os estoques de ferro, pode ser necessário o uso de um suplemento de ferro.

O tratamento precisa ser feito com acompanhamento médico, já que altas doses de ferro é a principal causa de intoxicação em crianças.

O ferro é melhor absorvido de estômago vazio, ele não deve ser administrado com leite ou com bebidas que contenham cafeína porque irá interferir na absorção. Já a vitamina C aumenta a absorção de ferro.

Raramente, a deficiência de ferro é tão grave a, ponto de ser necessária a hospitalização com risco de vida e uma transfusão de sangue.

Anemia Ferropriva 1

Anemia Ferropriva 2 Anemia Ferropriva 3

Anemia Ferropriva 4

 




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *