Sobre Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico solução dos problemas da Educação

O Projeto Político Pedagógico tem duas dimensões: a política e a pedagógica. Ele é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão e é pedagógico porque visa a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.

Projeto Político Pedagógico é também chamado de PPP e tem se consagrado no ambiente educacional no Brasil, aparecendo como exigência em planos e editais. O Projeto Político Pedagógico não nasceu apenas com a LDB em vigor. O que houve foi uma obrigatoriedade mais explícita nessa lei.

Hoje, como parte de um processo de transformação do ensino público, solicita-se um Projeto Político Pedagógico elaborado de forma participativa com todas as pessoas envolvidas na comunidade escolar. Ele não é para figurar na prateleira, mas deve ser um guia de ação e de gestão da Escola analisado coletivamente, definindo os valores e finalidades em que se basearam as decisões e elegendo prioridades. É a construção da autonomia escolar, de fazer uma escola de todos, de usuários e servidores, unidos por um mesmo propósito em torno da educação.

 




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *