Surto de Febre Amarela Chega ao Fim no Brasil

Bebês serão vacinados contra febre amarela a partir de 2018

O Ministério da Saúde do Brasil declarou o fim de um surto de febre amarela que matou mais de 250 pessoas nos últimos nove meses. O último caso da doença transmitida por mosquitos foi em junho. No total, 777 pessoas foram infectadas.

O surto foi altamente incomum porque tipicamente o país atende alguns casos da doença por ano. Mas ela ocorreu em áreas não consideradas em risco anteriormente e onde as taxas de vacinação eram baixas.

Em resposta, o Brasil montou uma campanha de vacinação maciça, enviando mais de 36,7 milhões de doses, tanto para a rotina de vacinação como para o reforço nos estados afetados pelo surto. Somente para os estados de MG, RJ, SP, ES e BA foram distribuídas 27,8 milhões de doses extras.

Mesmo com o surto controlado, o Ministério da Saúde, não vai encerrar as ações. A vacina continua disponível para todos que moram ou viajam para as áreas com recomendação de vacinação.

Vacinação contra Febre Amarela para Bebês

Em 2018, o Ministério da saúde irá incluir a vacina para febre amarela no calendário de vacinação para crianças a partir dos nove meses. Além disso, irá incluir outros municípios que atualmente não fazem parte da área de recomendação.

A imunização só é contraindicada para menores de seis meses, pessoas imunossuprimidas e com grave alergia a ovo. Por isso, quem já foi vacinado contra febre amarela em algum momento não precisa de dose de reforço.

 




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *