Tipos de Tapetes Persas

Tapetes Persas contam a cultura Persa

Tecidos à mão tapetes persas são um dos produtos mais famosos e ilustres da cultura persa. Sua história é antiga, e eles continuam a ser uma forma de arte. Existem três principais tipos de tapetes persas: Farsh ou Qālii, são os tapetes maiores do que 1.2×1.8 metros, Qālicheh são para tapetes com medida igual ou menor a 1,80×1,20 metro, e os tapetes Kilim são planos tradicionalmente feito pelos nômades.

Dentro dos três principais tipos de tapetes persas, existem diversos subtipos. Comerciantes de tapetes persas desenvolveram uma classificação dos tipos de tapete em homenagem as cidades ou regiões, em que são tradicionalmente feitos. Há mais de 30 classificações baseadas no tecido, design e técnica de tecelagem empregada. Os tapetes Kilim são classificados de acordo com seu tipo de tecido, design, e propósito.

Tapetes Farsh e Qālicheh são mais comumente feitos de lã na era moderna, mas eles também podem ser encontrados com fios de algodão ou seda. Tapetes de seda são os mais caros, mas a menos duráveis, e são muitas vezes exibidos na parede como uma tapeçaria. Há uma enorme variedade de modelos de tapetes persas, mas eles se dividem em três layouts básicos: all-over, medalhão central, e unilateral. Certos modelos são passados através das famílias, quer pela memória, ou através de desenhos de escala, em função da sua complexidade.

Os projetos tradicionais de tapete persa podem ser geométrico, incluindo padrões listrados ou arabescos, incluindo espiral e padrões de paisley. Alguns motivos tradicionais importantes incluem monumentos históricos e edifícios islâmicos, os padrões de árvores, padrões locais de caça, padrões de flor europeus, vaso, de peixes entrelaçados, e tribais.

Tapetes persas pode ser tecido com diferentes tipos de nó. O nó persa assimétrico é usado no Irã, Índia, Paquistão, China, Egito e Turquia, enquanto o nó turco simétrico é usado na Turquia, Turcomenistão Oriental, no Cáucaso, e algumas áreas turcos e curdos do Irã. Outros tipos de nó, menos comuns incluem o nó espanhol e o nó Jufti.

Tapetes Kilim geralmente têm um desenho geométrico. Os fios da trama, correm na horizontal, e compõem a cor e o design do tapete, são geralmente de lã, enquanto que os fios da urdidura, escondidosna vertical podem ser de lã, algodão ou cânhamo. Alguns tapetes kilim são bordados após a tecelagem. Alguns tapetes kilim têm funções específicas além da decorativa. Dependendo da forma como eles são feitos, eles podem ser usados ​​como tapetes de oração, nas selas de cavalo, ou panos de transporte.

Tapetes Persas 1

Tapetes Persas 2 Tapetes Persas 3 Tapetes Persas 4 Tapetes Persas 5

Tapetes Persas 6

Tapetes Persas 7




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *