Tour de France – Fotos

Tour de France ciclismo

A corrida ciclistíca Tour de France foi iniciada em 1903, com a participação de do 64 pessoas. Destes, apenas 37 completaram a primeira etapa da corrida. Maurice Garin terminou a corrida toda em 94 horas e meia e ganhou um prêmio de um pouco mais de 6.000 francos por sua vitória. Foi um começo modesto para a maior corrida de bicicleta do mundo.

O ano seguinte foi repleto de controvérsias. Por causa de irregularidades e as fraudes de corrida, os primeiros quatro ciclistas que terminaram foram desqualificados, incluindo Maurice Garin que ganhou no ano anterior. O ciclista, Henri Cornet, que ficou em quinto lugar foi premiado com a vitória. Os organizadores da corrida deram uma pausa no evento porque muitos ciclistas foram perseguidos e até mesmo ferido por espectadores irados.

Ascensão do Sport

Nos anos de 1950 e 1960 o Tour de France ganhou popularidade e proeminência. O francês Louison Bobet ganhou três corridas consecutivas 1953-1955 depois de tentar ganhar a corrida quatro vezes anteriormente. Em seguida, o lendário ciclista Jacques Anquetil ganharia cinco Tours entre 1957 e 1964.

A Idade de Ouro dos francêses continuou até os anos 1970 com Bernard Hinault ganhando cinco corridas quando um novo ciclista assumiria o  Tour de France em meados dos anos 1980.

Em 1985, Greg LeMond ficou em segundo lugar para Bernard Hinault. Um ano depois, Greg LeMond e Bernard Hinault iria trocar de lugar no pódio. Greg LeMond foi a primeira pessoa de fora da Europa a vencer a corrida mais prestigiada do ciclismo. Ele ganhou três corridas em sua carreira.

Vários europeus ganharam corridas até que Lance Armstrong se estabeleceu em um recorde de sete vitórias consecutivas, entre 1999 e 2005.

Muitos lugares, e especialmente montanhas, estão freqüentemente presentes no percurso do Tour, e ganharam relativa fama por isso. As montanhas mais conhecidas são:o Passo do Tourmalet (Pireneus, 2114 m), Monte Ventoux (Provence, 1909 m), Passo do Galibier (Alpes, 2645 m), o Hautacam (Pireneus, 1800 m) e o Alpe d’Huez, nos Alpes, com suas famosas 21 curvas, culminando a 1850 m. De maneira geral, as etapas de montanha, juntamente com as etapas de contra-relógio, decidem o vencedor do Tour de France.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *