Vassoura – História, Imagens

Primeira vassoura foi feita no século XIV

A vassoura era um acessório importante em casas antigas em toda a Europa. A maioria das casas eram feitas de madeira, palha episo de terra. A única maneira de manter um ambiente limpo era varrendo.

Uma das primeiras formas da vassoura é conhecida como o vassoura Besom. Elas eram feitas de galhos amarrados a um cabo. As cerdas podiam também ser feitas de vários materiais tais como palha, ervas, ou galhos. O eixo era redondo onde se usava o galho de uma árvore. Isto associa a vassoura com a Árvore da Vida, que era um símbolo importante na antiga Europa pagã. Tradicionalmente uma vassoura Besom é feita de madeira cor de avelã e as cerdas são ramos de bétula.

Essas vassouras eram freqüentemente encontradas dentro de casas penduradas com as cerdas para cima para afastar os maus espíritos, energias negativas e para proteger a casa e todos que a habitavam. Também poderia ser encontrado pendurado sobre uma porta com as cerdas virado na direção da abertura da porta.

Desde sua origem, vários tipos diferentes de vassouras foram criados. As vassouras têm sido associados com a feitiçaria. Atualmente as vassouras originadas de fibras naturais estão dando lugar a vassouras com materiais sintéticos.

 




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *