Vídeo sobre O que é uma Oficina Tipográfica

Oficina Tipográfica moderna

Hoje, uma oficina tipográfica é muito diferente da oficina de Gutenberg. Pelos padrões modernos, o processo de impressão de Gutenberg pode parecer lento e tedioso; compositores colocavam as letras de uma palavra, uma a uma, a mão. Um compositor hábil poderia montar 2.000 caracteres ou letras em uma hora.Um computador pode fazer o mesmo trabalho em cerca de dois segundos. Hoje, mais palavras estão sendo impressas a cada segundo do que eram impressas a cada ano, durante os séculos XV e XVI.

O que mudou? Por que não estamos usando mais a imprensa de Gutenberg? Até o século XIX, as impressoras concluíam cada etapa da impressão com a mão, assim como eles faziam na tipografia de Gutenberg. Como a tecnologia evoluiu, os inventores adaptaram essas novas tecnologias para revolucionar a impressão. Os motores a vapor e, mais tarde, motores elétricos foram incorporados ao projeto de máquinas de impressão. Na década de 1970, os computadores foram integrados ao processo de impressão.

Apesar de algumas das antigas técnicas de impressão ainda serem usadas no dias de hoje, muitas têm sido revolucionada pela invenção dos computadores. Hoje, um estudante usando um computador pessoal está fazendo simultaneamente o trabalho de autor, editor e compositor.

Para se ter uma ideia mais realista, segue vídeo sobre O que é uma Oficina Tipográfica.

Oficina Tipográfica 1

Oficina Tipográfica 2 Oficina Tipográfica 3 Oficina Tipográfica 4




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *