Santo Agostinho – Biografia

Santo Agostinho “Doutor da Igreja”

Aceito pela maioria dos estudiosos como sendo a figura mais importante na igreja antiga ocidental, Santo Agostinho nasceu em Tagaste, Numídia no norte da África. Sua mãe era uma cristã, mas seu pai permaneceu pagão até tarde na vida. Depois de uma infância bastante normal, marcado apenas por um caso de roubo de peras, Agostinho passa através de vários sistemas filosóficos antes de se converter ao cristianismo na idade de 31. Na idade de 19 anos, Agostinho leu Hortênsio de Cícero, uma experiência que o levou ao fascínio com as questões filosóficas e métodos que permaneceram com ele ao longo de sua vida. Depois de alguns anos como um maniqueísta, ele tornou-se atraído pelas posições mais céticas dos filósofos acadêmicos. Embora tentado na direção do cristianismo em sua chegada a Milão, em 383, voltou-se primeiro a neoplatonismo, durante esse tempo, Agostinho teve um filho com uma amante. Este período de exploração, incluindo os seus excessos de juventude (talvez um pouco exagerado) são registados na obra mais lida de Agostinho, Confissões.

Durante sua juventude, Agostinho estudou retórica em Cartago, uma disciplina que ele usou para ganhar o emprego como professor em Cartago e depois em Roma e Milão, onde conheceu Ambrósio, que é creditado como a pessoa que ajudou Agostinho em sua conversão e que batizou Agostinho em 387. Retornando à sua terra natal logo após sua conversão, ele foi ordenado presbítero em 391, chagando a posição de bispo de Hipona em 396, um cargo que ocupou até sua morte.

Santo Agostinho se destaca como um poderoso defensor da ortodoxia e do episcopado como único meio para a dispensação da graça salvadora. À luz dos estudos mais tarde, Agostinho pode ser visto servindo como uma ponte entre os mundos antigos e medievais. Uma revisão de sua vida e obra, no entanto, mostra-lhe como uma mente ativa envolvendo as preocupações práticas das igrejas que servia.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *